segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONHEÇA ARUBA!

Antes parte das Antilhas Holandesas e colônia dos Países Baixos, hoje Aruba é uma monarquia constitucional, onde existe um governador indicado pela rainha holandesa, e um primeiro-ministro e parlamento eleito democraticamente pelo povo.
É no idioma papiamento que Aruba se aproxima do Brasil. Trata-se de uma língua oriunda do português-africano vindo com os escravos de Cabo Verde. A partir da chegada, elementos do espanhol, inglês e holandês foram incorporados com o passar dos anos. Apesar de ser uma língua de mais de 300 anos, somente em 2003 ela foi considerada idioma oficial junto ao holandês. Por ser Caribe, o calor, céu brilhando e muito sol predominam durante todo ano com temperatura média de 28ºC. E o melhor: os furacões (que assustam em muitos dos principais destinos caribenhos entre os meses de julho e novembro) aqui passam praticamente despercebidos. A primeira parada é a capital, Oranjestaad, onde os voos da Copa Airlines e da Gol/Varig pousam. A ilha é pequena e é possível conhecê-la toda alugando um scooter ou um jipe 4x4, pois nos lugares mais remotos da ilha o caminho é precário e sem asfalto. A melhor opção para curtas distâncias são os táxis, de preços bem acessíveis.
A costa é onde você certamente passará a maior parte do seu tempo de viagem. Se quiser luxo, vá para Palm Beach, onde estão os melhores resorts all inclusive, hotéis cinco estrelas, lojas, bares, restaurantes e boates. Sua extensão de mais de três quilômetros, com de cor azulada e areias brancas, também é ideal para relaxar, praticar esportes aquáticos e dar um bom mergulho.
Outro must do litoral é Baby Beach, com seu mar raso. Em nenhum lugar da praia a altura da água passa de um metro e meio, tornando o local uma enorme piscina e um dos principais pontos de snorkeling da ilha. Aos fãs de windsurfe e kitesurfe, a pedida é a aproveitar Hadicurari Beach, enquanto aos que preferem um programa mais light como fazer piquenique e ficar de pernas para o ar, Eagle Beach é ideal.
Mas não deixe de aproveitar também a natureza exuberante do país. Um dos lugares mais interessantes de Aruba é o Parque Nacional Arikok, que ocupa 18% do território nacional. Por conta de seu microclima único e a formação vulcânica, parte da flora e fauna é exclusividade da região, como os casos dos pássaros shoco e pirikich.
Outros pontos impressionantes são o Santuário de Pássaros de Bubali e a Fazenda de Borboletas. Além disso, boas opções são passeios de um dia para Conchi, piscina natural acessível somente de jipe 4x4 ou a Ilha Renaissance. Trata-se de uma pequena ilha fora da costa, mas para conhecer é preciso estar hospedado no Renaissance Hotel.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dicas para curtir Orlando!

1 - A maioria dos hotéis disponibiliza vans e ônibus gratuitos para os parques temáticos mais famosos (Disney World, Universal e Sea World). A grande vantagem é que você não precisa se preocupar em dirigir ou pagar estacionamento, mas por outro lado existe hora de saída dos hotéis e hora de volta (algumas podem lhe impedir de assistir alguns shows noturnos). E, em tempo, motorista lá não espera nem cinco minutos depois do horário combinado. Se você optar por táxi saiba que pode sair caro.
2 - Programe-se para chegar aos parques na hora da abertura das portas. É garantia de menos fila nos brinquedos mais radicais (e mais legais). Aproveite a primeira hora da manhã para ir onde você realmente quer, porque perto do horário do almoço os parques costumam encher muito.
3 - Na Disney existe o Fast Pass, um passe que lhe permite cortar a fila em um horário determinado, mas enquanto você tiver um para um brinquedo não pode tirar um fast Pass para outra atração. Já a Universal, o Islands of Adventure, o Sea World e o Busch Gardens oferecem tickets mais caros, mas que lhe permitem não ficar horas parado para entrar em um brinquedo. É uma vantagem se você for em época de férias escolares americanas ou spring break (uma semana de descanso na primavera, geralmente em maio).
4 - Procure comprar seus tickets pela internet antes, já que alguns parques oferecem preços especiais pela via online.
5 - Todos os parques possuem algum tipo de brinquedo em que seu carrinho cai na água e você se molha inteiro, portanto é sempre bom levar uma mochila com camiseta, bermuda ou calça e tênis extras para não morrer de frio quando a noite chegar.
6 - Cada atração nos parques tem uma historinha antes para você entrar no clima, então noções básicas de inglês vão fazer com que seu passeio seja um pouco mais divertido.
7 - Se você for fumante atente-se para o fato de que todos os parques possuem áreas destinadas ao cigarro marcadas em seus mapas. Não tente porém fumar em algum local não permitido. Os funcionários dos parques até serão gentis com você ao pedir para apagar seu cigarro, mas os frequentadores do parque seguramente não o serão.

(fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/interna/0,,OI4351205-EI14045,00-Sete+dicas+para+curtir+os+parques+de+Orlando.html acessado dia 06/04/2010 às 11:00)