segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUE TAL VISITAR VENEZA?

Veneza (Venezia, em italiano), com 338 mil habitantes, é uma das mais belas cidades do mundo -e também uma das mais turísticas. Foi a primeira porta de ligação entre o Ocidente e o Oriente, rivalizou com muitas cidades por essa posição e foi, por um longo tempo, imbatível comercialmente. Daí vem sua influência bizantina -que você irá perceber, principalmente, na Piazza San Marco. Aliás, Veneza deve muito a Marco Polo, que daqui saiu para desbravar o Oriente. Apesar de freqüentemente utilizada como parâmetro para outras cidades que a ela se comparam, que são chamadas de "Veneza do Norte" ou "Veneza do Oriente", não existe outra.

Veneza é única, até mesmo quando sua magia é levemente quebrada ao se perceber que a cidade vive mais para o turismo do que para a Itália. Mas como querer exclusividade sobre um lugar tão encantador? São 117 ilhotas e mais uma centena de pontes. Esqueça as multidões e a eventual sujeira da cidade e deixe-se perder entre suas ruelas, becos e canais. Difícil não parar numa das pequenas pontes-escadarias ou simplesmente ficar horas de bobeira na Piazza San Marco. Faça o seu tour, antes que as águas definitivamente o façam por você.


Informações turísticas - Existe um centro de informações turísticas (APT) na estação de trem -aberto diariamente das 8h às 18h30- e outro no Palazzetto Selva no antigo Giardini Reali, próximo à Piazza San Marco, aberto das 10h às 18h. Fornecem gratuitamente o mapa de Veneza, que traz os principais pontos turísticos. Mapas mais detalhados, só comprando. Oferecem também um livrinho que contém informações básicas de acomodação e a Leo Bússola, revista com a programação cultural da cidade, em inglês e italiano. Ao lado do APT da estação de trem funciona um escritório somente para reserva de hotéis. Abre de seg. a sáb., das 9h às 19h40, e dom., das 10h às 18h.

(FONTE: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/veneza_index.jhtm acessado em 4/01/2010 às 10: 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário