sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BARCELONA!

Seria injustiça dizer que Barcelona com 1,6 milhão de habitantes, é somente a capital da Cataluña (ou Catalunya, em catalão). Parte da mais rica região da Espanha, guarda um povo extremamente orgulhoso de suas tradições, que não se considera exatamente espanhol, mas catalão, falando inclusive o seu próprio idioma. Aliás, aqui tudo está escrito nas duas línguas. Rival de Madri, ela tem, sim, inúmeras razões para competir com a capital espanhola. Ao sediar as Olimpíadas de 92 presenteou-se com uma enorme revitalização urbana e, desde então, só fez aumentar sua popularidade no mundo inteiro, integrando-se ao circuito dos grandes centros europeus. À beira do Mediterrâneo, moderna e bem-estruturada, conserva vestígios de todas as civilizações que colocaram seus pés por ali. Desde a era romana até a explosão do movimento modernista, Barcelona é praticamente um museu a céu aberto. De alma cosmopolita, dotada de qualidades e imperfeições peculiares a uma metrópole que se preze, tem lugar para todos: dos turistas curiosos aos artistas de rua. A regra mais importante aqui é explorar a arquitetura da cidade, que mescla o art noveau e o contemporâneo, apresentando prédios que parecem divertidos e bizarros castelos de areia. O nome que você deve saber é Antoni Gaudí e o que você não pode perder é a sua "La Sagrada Familia", o Parque Güell e a La Pedrera. Mas a visita, porém, não pára por aí... (Do Guia da Europa)

Informações turísticas - O principal fica na Plaça de Catalunya e funciona diariamente das 9h às 21h. Oferece material da cidade e da região. Há também um balcão de informações na mais importante estação de trem, Estació Sants, aberto de seg/sex, das 8h às 20h, sáb/dom, até 14h, e outro no aeroporto, de seg/sáb, das 9h às 21h, domingos, até 15h. Nesses locais você pode comprar tickets para tours organizados; em média € 12 para um dia. Para saber com mais detalhes o que está acontecendo em Barcelona, consulte o "Guía del Ócio" (€ 1), semanal, vendido em bancas de jornal. Escrito em espanhol, inclui filmes, teatro, música e exposições de arte. Especializado em jovens, estudantes e mochileiros, é o "Punt d'Informacio Juvenil", no Passeig de Gràcia 107 (metrô Diagonal), fone 932.384.007, joventut.presidencia@gencat.net. seg/sáb, das 10h às 19h, e domingos, até 14h30. Fornece a lista de escolas de castelhano, catalão, cursos de moda, artes etc. O staff, jovem, é bastante atencioso, fala várias línguas e fornece dicas de alojamento prolongado na cidade.


(fonte: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/barcelona_index.jhtm acesso: 15/01/2010 às 11:00)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Viaje Bem!

Verão, hora de embarcar para as sonhadas férias. Para evitar problemas e ter uma boa viagem, o turista que se aventurar pelo país nesta temporada conta com o hotsite Viaje Legal (http://www.viajelegal.turismo.gov.br/). A página, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), traz dicas e informações para orientar os brasileiros na hora de programar as férias e evitar imprevistos durante suas viagens.
Na página virtual, o turista encontra informações sobre como agir em caso de interrupção, atraso, cancelamento, desistência ou alteração de voo e, ainda, reembolso de passagem e extravio de bagagem.
Além disso, o site apresenta uma lista de precauções a serem tomadas na hora de contratar os serviços de meios de hospedagem, agências de viagens e guias de turismo. O exercício dessas atividades exige registro no Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo (Cadastur). A consulta dos prestadores de serviços turístico regularmente cadastrados no sistema do MTur pode ser feita por meio de link do Cadastur no site do Viaje Legal.
A página traz também dicas sobre cuidados com a saúde e informações sobre locação de veículos. Para orientar as pessoas sobre a quem recorrer na hora do imprevisto, o site apresenta o endereço e telefone dos órgãos reguladores e de defesa do consumidor responsáveis por receberem reclamações em cada estado brasileiro. É possível, ainda, trocar informações por meio de redes sociais como o Twitter e o Facebook.
A campanha Viaje Legal está sendo divulgada em portais de informação e sites de conteúdo turístico e de busca por pacotes e passagens. A campanha, iniciada em dezembro, fica no ar até o dia 23 de janeiro.
Fonte: MTur

(FONTE DO ARTIGO: http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-nacional/viaje-legal-evite-imprevistos-nas-ferias-11138.asp acesso: 11/01/2010 às 9: 35)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUE TAL VISITAR VENEZA?

Veneza (Venezia, em italiano), com 338 mil habitantes, é uma das mais belas cidades do mundo -e também uma das mais turísticas. Foi a primeira porta de ligação entre o Ocidente e o Oriente, rivalizou com muitas cidades por essa posição e foi, por um longo tempo, imbatível comercialmente. Daí vem sua influência bizantina -que você irá perceber, principalmente, na Piazza San Marco. Aliás, Veneza deve muito a Marco Polo, que daqui saiu para desbravar o Oriente. Apesar de freqüentemente utilizada como parâmetro para outras cidades que a ela se comparam, que são chamadas de "Veneza do Norte" ou "Veneza do Oriente", não existe outra.

Veneza é única, até mesmo quando sua magia é levemente quebrada ao se perceber que a cidade vive mais para o turismo do que para a Itália. Mas como querer exclusividade sobre um lugar tão encantador? São 117 ilhotas e mais uma centena de pontes. Esqueça as multidões e a eventual sujeira da cidade e deixe-se perder entre suas ruelas, becos e canais. Difícil não parar numa das pequenas pontes-escadarias ou simplesmente ficar horas de bobeira na Piazza San Marco. Faça o seu tour, antes que as águas definitivamente o façam por você.


Informações turísticas - Existe um centro de informações turísticas (APT) na estação de trem -aberto diariamente das 8h às 18h30- e outro no Palazzetto Selva no antigo Giardini Reali, próximo à Piazza San Marco, aberto das 10h às 18h. Fornecem gratuitamente o mapa de Veneza, que traz os principais pontos turísticos. Mapas mais detalhados, só comprando. Oferecem também um livrinho que contém informações básicas de acomodação e a Leo Bússola, revista com a programação cultural da cidade, em inglês e italiano. Ao lado do APT da estação de trem funciona um escritório somente para reserva de hotéis. Abre de seg. a sáb., das 9h às 19h40, e dom., das 10h às 18h.

(FONTE: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/veneza_index.jhtm acessado em 4/01/2010 às 10: 14)